A História da Doença Cardíaca
O American College of Cardiology relata que o primeiro caso documentado de aterosclerose coronária – acúmulo de placa de gordura nas artérias que pode causar um ataque cardíaco – ocorreu em uma princesa egípcia que viveu entre 1580 e 1550 A.C., mais comum nos tempos antigos do que se pensava anteriormente.
Doenças Cardíacas nos Estados Unidos
A doença cardíaca tem sido a principal causa de morte nos Estados Unidos desde 1921, e o derrame é a terceira principal causa desde 1938 (1); juntos, eles respondem por aproximadamente 40% de todas as mortes. Desde 1950, as taxas de mortalidade ajustadas por idade por doenças cardiovasculares (DCV) diminuíram 60%, representando uma das conquistas de saúde pública mais importantes do século XX.
Melhoria na Saúde e Nutrição
A melhor saúde e nutrição de mães e crianças nas décadas de 1920 e 1930, refletidas em pesos de nascimento mais altos durante esses anos, também podem ter tornado essas gerações menos suscetíveis a doenças cardíacas quando adultos.
Expectativa de Vida nos Estados Unidos
Com raras exceções, a expectativa de vida tem aumentado nos EUA: era de 47 anos em 1900, 68 anos em 1950 e, em 2019, havia subido para quase 79 anos . Mas caiu para 77 em 2020 e caiu ainda mais, para pouco mais de 76, em 2021 (PANDEMIA). Essa é a maior queda em um período de dois anos desde a década de 1920.
Ácidos Graxos e Saúde Cardiometabólica
A substituição de ácidos graxos saturados por ácidos graxos poliinsaturados faz parte das diretrizes dietéticas desde a década de 1970 e levou a reduções modestas na ingestão de gordura saturada e um aumento no consumo de óleo vegetal nos EUA (por exemplo, a ingestão de ácidos graxos poliinsaturados aumentou de cerca de 3% a 7% da ingestão de energia) em um momento em que a mortalidade por doença cardíaca coronariana caiu quase 75%.
Resumo: Parece Meme 🤣🤦♂️
Os avanços na saúde pública e nutrição ao longo dos anos contribuíram para uma diminuição significativa na mortalidade por doenças cardiovasculares nos Estados Unidos. A expectativa de vida aumentou ao longo do século XX, mas diminuiu recentemente devido à pandemia. A substituição de ácidos graxos saturados por poliinsaturados teve impacto na redução da mortalidade por doença cardíaca coronariana. A história da doença cardíaca remonta a tempos antigos e representa um desafio contínuo para a saúde humana.